quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Técnicas utilizadas no Reiki: Gassho

O que é Gassho? 


Gassho significa "duas mãos juntas". 


A Meditação Gassho no Reiki Ryoho auxilia-nos na centralização e receptividade para o fluir da energia Reiki.
Foi uma das práticas utilizadas pelo Mestre Usui (ele a praticava 2 x ao dia) que costumava dizer:


"Esta prática é essencial para preparar a casa (corpo e mente) para a chegada do inquilino (energia universal, amor)."


Mestre Usui dizia:
"Primeiro a mente deve ser curada e aí o corpo vai se curar. Se a mente está saudável, equilibrada, então o corpo se se torna forte espontaneamente."
-Mikao Usui
Passos para a Meditação Gassho:
- mãos em posição de oração no coração
- feche os olhos
- inspire a energia Reiki através de seu nariz (visualização)
exale-a através de todo o seu ser; corpo físico, corpo espiritual, corpo mental e corpo etérico
= Algumas variações que você pode querer experimentar durante as sessões:
~ desenhar o símbolo do poder (se você estiver em sintonia com ele) sobre seu corpo antes de começar
~ desenhar o símbolo mental / emocional (se você estiver em sintonia com ele) sobre seu corpo antes de começar
~ desenhar o símbolo mestre (se você estiver em sintonia com ele) sobre seu corpo antes de começar
~ desenhar o símbolo de cura à distância (se você estiver em sintonia com ele) sobre seu corpo antes de começar
~ ouvir música suave, inspiradora
~ entoar um mantra
~ escrever uma meta e pedir esclarecimentos para chegar até você através da meditação
~ pedir orientação sobre um problema que você está experimentando atualmente

Visualize a energia Reiki que flui através de cada célula do seu corpo. Sinta-a fluindo ao seu redor de seu campo áurico Sinta a sua respiração pnse nela como não só a entrada de oxigênio em seus pulmões e células mas também da energia sendo inalada e exalada, senta-a fluindo para o quarto e em seguida para a residência onde se encontra, preenchendo-o com a energia maravilhosa do Reiki. Sinta-a intensificar os fluxos de energia Reiki para fora da propriedade e além para o bairro e para o Planeta. Vê-la preenchendo a região em que você reside e em seguida seu país, então todo mundo e finalmente, para o cosmos.


Abençoado seja, que o sentir da clareza reine hoje em sua jornada!

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão 
Cristina Dríade  +55 (42) 9931 2021
e-mail: cristinadriade@hotmail.com




Porque trabalhamos com os Chakras durante as sessões?

Os Chakras e os Nádis: Uma Lição de de Anatomia Energética Sutil Indiana

Informações provenientes de vários textos antigos da literatura iogue indiana falam a respeito da existência de centros de energia especiais no interior do nosso corpo sutil.

Diz-se que esses centros de energia, denominados "chakras" — que em sânscrito significa "círculo" — assemelham-se a vórtices rodopiantes de energias sutis.' Os chakras estão de alguma forma envolvidos na captação das energias superiores e na sua transmutação numa forma utilizável na estrutura humana.



Os cientistas ocidentais recentemente voltaram suas atenções para a compreensão e a validação dessas estruturas até então não reconhecidas. No passado, os chakras e os meridianos foram ignorados pelos cientistas ocidentais, que os tinham na conta de construções mágicas produzidas por pensadores orientais primitivos e ingênuos. Atualmente, porém, a existência dos chakras e dos meridianos acupunturais (Medicina Tradicional Chinesa) está finalmente sendo confirmada, graças ao desenvolvimento de tecnologias de energia sutil que podem detectar sua presença e mensurar suas funções.

Do ponto de vista fisiológico, os chakras parecem estar envolvidos com o fluxo de energias superiores para as estruturas celulares do corpo físico através de canais específicos de energia sutil. De certa forma, eles parecem atuar como transformadores de energia, reduzindo sua forma e frequência para adequá-las ao nível de energia imediatamente inferior (campo físico). A energia, por sua vez, é traduzida em alterações hormonais, fisiológicas e, finalmente, celulares por todo o corpo. Parece haver pelo menos sete grandes chakras associados ao corpo físico.
Anatomicamente, cada grande chakra está associado a um grande plexo nervoso e a uma glândula endócrina. Os grandes chakras estão situados numa linha vertical que sobe da base da espinha até a cabeça. O mais baixo, chamado de chakra raiz, fica perto do cóccix. O segundo chakra, chamado de chakra sacral ou esplênico, situa-se ou logo abaixo do umbigo ou próximo ao baço. Na verdade, esses são dois chakras diferentes, embora ambos tenham recebido a denominação de segundo chakra por parte de diferentes escolas de pensamento esotérico. O terceiro chakra, o do plexo solar, situa-se na metade superior do abdômen, abaixo da ponta do esterno. O quarto, também conhecido como chakra do coração, pode ser encontrado na parte média do esterno, diretamente sobre o coração ou o timo. O quinto chakra, o da garganta, localiza-se no pescoço, próximo ao pomo de Adão.
O chakra da garganta fica diretamente sobre a tireóide e a laringe. O sexto chakra, o da testa, chamado de chakra ajna nos textos iogues, situa-se na parte média da fronte, ligeiramente acima do cavalete do nariz. O sétimo chakra está localizado no alto da cabeça.

Existem também numerosos chakras secundários associados às principais articulações do corpo, tais como os joelhos, os tornozelos, os cotovelos, etc. Se contarmos todos os chakras principais e secundários, poderá haver pouco mais de 360 chakras no corpo humano. Sabe-se também que cada um dos sete grandes chakras está associado a um determinado tipo de capacidade de percepção psíquica. Isto traz à baila o fato de os chakras também terem a função de ser uma espécie de órgão sutil de percepção psíquica. O chakra ajna ou da testa, por exemplo, também chamado de terceiro olho, está ativa-mente envolvido na percepção clarividente. De origem francesa, a palavra clarividência (clairvoyance) significa literalmente "ver com clareza".

Conforme já observamos acima, cada grande chakra está associado a um
determinado plexo nervoso e glândula endócrina. As associações aqui relacionadas baseiam-se tanto em ocidentais como em orientais. Há dados sugerindo a existência de diferenças entre orientais e ocidentais, quanto aos esquemas de associações endócrinas dos chakras inferiores.

Os chakras transformam energia de dimensões superiores (ou frequências mais elevadas) em alguma espécie de produção glandular-hormonal que subsequentemente afeta todo o corpo físico. Pelo que se pode depreender das discussões contidas na literatura esotérica, os chakras parecem ser centros do corpo etérico. Existem centros de energia correspondentes nos veículos de frequências mais elevadas (como, por exemplo, o corpo astral). Os chakras primários originam-se no nível do corpo etérico. Os chakras por sua vez, estão ligados uns aos outros e a determinadas partes da estrutura físico-celular através de canais energéticos sutis conhecidos como "nádis".
Os nádis são constituídos por delgados filamentos de matéria energética sutil. São diferentes dos meridianos, os quais, na verdade, têm uma contraparte física no sistema de dutos meridianos. Os nádis representam uma extensa rede de energias fluidas que se compara, em abundância, aos nervos do corpo.
Na literatura iogue oriental, os chakras foram visualizados metaforicamente como flores. Em termos simbólicos, os chakras representam as pétalas e as finas raízes dos chakras florais, distribuindo a força vital e a energia de cada chakra pelo corpo físico. Com base em informações provenientes de diversas fontes, foram descritos mais de 72.000 nádis ou canais de energia etérica na anatomia sutil dos seres humanos. Esses singulares canais estão intimamente ligados ao sistema nervoso físico. Em virtude dessa intrincada ligação com o sistema nervoso, os nádis influenciam a natureza e a qualidade da transmissão dos impulsos nervosos numa extensa rede constituída pelo cérebro, medula espinal e nervos periféricos. Assim, uma disfunção patológica no nível dos chakras e nádis pode ser associada a alterações patológicas no sistema nervoso. Essa disfunção pode ser não apenas quantitativa, envolvendo o volume absoluto do fluxo energético sutil para a substância do nervo físico, mas também qualitativa, em termos de coordenação entre o sistema nervoso e os chakras e nádis. Em outras palavras, existe um alinhamento especial entre os grandes chakras, as glândulas e os plexos nervosos, alinhamento que é necessário para a otimização da função humana.

Além disso, a ligação hormonal entre os chakras e as glândulas endócrinas sugere novas e complicadas possibilidades quanto à maneiras pelas quais um desequilíbrio no sistema energético sutil pode produzir alterações anormais nas células de todo o corpo.
Uma diminuição no fluxo de energia sutil através de um dos chakras pode provocar uma diminuição de atividade em qualquer das glândulas endócrinas fundamentais. Uma diminuição no fluxo de energia através do chakra da garganta, por exemplo, poderia provocar um hipotireoidismo.
Tanto na doença como na saúde, o sistema chakra/nádi é tão importante quanto os meridianos para a manutenção de um correto equilíbrio fisiológico e endócrino no corpo físico.

(Livro: Um guia prático da Medicina Vibracional - Richard Gerber)




.: Distúrbios emocionais, os Chakras e seu Corpo :.

Os principais distúrbios emocionais estão cada qual ligados aos chakras correspondentes e com o equilíbrio dos mesmos podemos atenuar e minimizar os danos em nosso corpo físico. Através da Radiestesia podemos determinar se o giro do chakra, a velocidade e o fluxo energético estão em harmonia. 

Utilizamos a radiestesia, o reiki, a cromoterapia (dentre outras terapias sutis) para ajudar a reequilibrar o sistema energético e consequentemente o campo físico (De forma alguma recomendamos que suspenda o uso de remédios alopáticos indicados pelo seu médico especialista).

"... A energia é um fator importante (e muitas vezes pouco reconhecido) que, em parte, pode determinar a razão pela qual as pessoas ficam doentes. Isto não significa que a nossa genética herdada, nossa alimentação e nossa exposição às toxinas ambientais, bactérias e vírus não sejam importantes. Cada um desses fatores realmente contribui para a doença de várias maneiras. Entretanto, o fluxo de energia através dos chakras talvez seja o fator subjacente que determina qual será o "elo mais fraco" na corrente que é nosso corpo. Quando uma corrente é tensionada, ela sempre se quebra no elo mais fraco. Como os chakras estão ligados às nossas emoções e desejos, eles desempenham um papel importante na conversão de problemas emocionais em problemas físicos."

"Os chakras são também um singular tipo de sistema de feedback emocional e espiritual. Se pudermos compreender a linguagem dos chakras e suas ligações emocionais e espirituais, a área em que a doença se estabelece no corpo às vezes pode nos proporcionar um feedback útil, revelando se existe ou não a possibilidade de estarmos bloqueando consciente ou inconscientemente algum aspecto da nosa maturação emocional e espiritual como seres humanos. A chave para compreender o modo como a disfunção dos chakras nos influencia está relacionada com a natureza simbólica das informações que os chakras processam e passam para o corpo..."

(Livro: Um guia prático da Medicina Vibracional - Richard Gerber) 

Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão 
Cristina Dríade  +55 (42) 9931 2021
e-mail: cristinadriade@hotmail.com

As emoções que nos desequilibram e seus efeitos em nossos Meridianos, órgãos e vísceras





John Diamond, psiquiatra, estudou os métodos de George Goodheart (teste neuromuscular), começou a utilizar o teste muscular na sua clínica e descobriu que podia identificar problemas psicológicos centrais com mais rapidez. Ele usava afirmações enquanto estimulava certos meridianos, para ajudar seus pacientes a alcançarem alívio emocional, e foi ca
paz de descobrir, testando com seus clientes, que estados emocionais particulares eram associados a cada meridiano de Acupuntura.



Cada meridiano tem uma atitude emocional específica seja positiva e ou negativa. Quando estamos em um determinado estado emocional negativo, por ex a atividade da glândula timo será enfraquecida, por isso vai provocar degeneração generalizada da energia vital e uma alteração específica da energia meridiano ligado ao estado emocional. Se esse estado emocional persiste por um longo tempo, os meridianos associados continuam fora de equilíbrio, levando a danos à fisiologia do corpo tornando-o num campo propício a causar a doença. Esta cadeia de eventos demonstra o quão importante são fatores psicossomáticos para a saúde. Com este método não só irá facilitar sua melhora do fator emocional como também irá ajudar a melhora dos sintomas físicos.


Os meridianos e as emoções, qualidade e lemas a eles correspondentes


(Segundo John Diamond 'Die heilende kraft der emotionen")




CR: 

Dilema: autorrespeito, domínio, timidez, sucesso, vergonha

Lema: "Eu posso ser bem sucedido"





GO:

Dilema: falta de proteção, apoio, franqueza, verdade, (falte de) confiança

Lema: "Eu conto com o apoio do Universo"



Estômago:
Dilema: satisfação, alegria de desfrutar, decepção, privação, fome, mal-estar, repulsa, dúvida, cobiça/vazio, compaixão, intuição.
Lema: "Eu sou feliz e abençoado"



BP:
Dilema: reconhecimento, rejeição, confiança, preocupações, esperança, desconfiança, segurança, inveja.
Lema: "Eu tenho confiança no futuro"



CO:
Dilema: alegria, amor, perdão, autoestima, ódio, abertura, mágoa, fechamento.
Lema: "Eu gosto de mim, tal como sou, e compreendo os outros"



ID:
Dilema: alegria de viver, equidade, estimado/não estimado, aproximação, aceitação.
Lema: "Eu aprendo com todas as experiencias da vida"



RI:
Dilema: parceria, ação, (in)decisão, angústia, medo, fobias, sexualidade.
Lema: "Eu adoro viver"



BE:
Dilema: autodeterminação, paz/orientação interior, coragem/pânico, indignação, sinceridade, esperança/confiança, coragem.
Lema: "Minha vida está em minhas próprias mãos"



3A:
Dilema: leve e solto, desempenho, stress, esgotamento, depressão, solidão, desespero, entusiasmo, (des)esperança.
Lema: "Eu assumo a responsabilidade por mim mesmo"



CS:
Dilema: relaxamento, responsabilidade, apego a modelos antigos, lamentação, viver como se nada tivesse mudado, teimosia, histeria, ciúme.
Lema: "Tudo se desenvolve corretamente para mim"



VB:
Dilema: amor/cólera, raiva, paixão (não vivida: enxaqueca), determinação, escolha, desamparo, passividade.
Lema: "Eu sempre tomo uma decisão positiva"



FI:
Dilema: transformação, riso interior, felicidade silenciosa, indignação, cólera, rancor.
Lema: "Eu acolho de bom grado as mudanças favoráveis"



PU:
Dilema: segurança na troca e na comunicação, humildade/orgulho, modéstia, baixa autoestima, falso orgulho, (in)tolerância, arrependimento, preconceito, desprezo.
Lema: "Eu sou humilde diante das maravilhas do Universo"



IG:
Dilema: autoconfiança primordial, autoestima, culpa, aflição, pesar, libertação, soltura, (in)clemência.
Lema: "Eu solto o passado a fim de abrir espaço para as mudanças úteis"



Com a utilização da Cinesiologia Aplicada, da *EFT e da lei dos 5 elementos e Alivio Tensão Emocional chegamos a correção dos distúrbios energéticos nos meridianos que podem estar afetando órgãos e vísceras correspondentes.



Exemplo com o Timo  (com base nos estudos de Francisca Nieto Barreda): 

Emoções negativas:
• ódio 
• Inveja 
• Medo

Emoções positivas:
• Amor 
• Fé 
• Gratidão 
• Confiança 
• Coragem / Valor

A glândula timo é a ligação entre mente e corpo, o primeiro afetado por atitudes mentais e estresse. Os controles do timo e regula a energia vital através dos meridianos de acupuntura, por isso é a chave mestra para o sistema energético do corpo. 

A maioria das pessoas quando têm de lidar com uma tragédia, ou doença pessoal ou morte uma família responde através da diminuição da atividade do timo, reduzindo a sua vida de energia. 

Fé está vinculado ao amor. "O amor é o lugar onde a fé é." "Ter fé em Deus é se entregar a ELE." 

Confiança 
"Em ti, Senhor, eu coloco minha confiança." Isso significa verdade, ter força e fé. 

Gratidão é em si uma virtude que predispõe a mente a um sentimento interno e valorização externa do benefício recebido, juntamente com uma disposição para retornar o mesmo ou similar. 

Coragem esta palavra vem do latim cor, ou seja, coração. Os gregos consideravam a glândula timo como o protetor do coração. 

Quando a atividade do timo é alta, quando estamos cheios de amor, então nós temos coragem suficiente para enfrentar a adversidade, coragem e vontade de passar de negativo para positivo. Tais declarações ativada a energia vital e nos ajudar a superar de estresse e desequilíbrios de energia que podem nos afetar. O enunciado da seguinte forma: "Estou cheio de amor. Eu tenho fé, confiança, gratidão e coragem. " entender com mais cuidado estas palavras, melhoram a nossa imagem desses conceitos e nos podem ajudar. Dizendo afirmações com sentimento genuíno várias vezes ao dia, podemos estimular nossa energia vital, ajudando a mudar e a tomar decisões mais assertivas na vida.


Com a Cinesiologia Aplicada, temos vários métodos para tratar as emoções de uma pessoa, este é um deles...


Livro:
La Kinesiología del comportamiento, emocional, basado en el método del Dr. Diamond 

Com a utilização da Cinesiologia, da * EFT e da lei dos 5 elementos e Alivio Tensão Emocional chegamos a correção dos distúrbios energéticos nos meridianos que podem estar afetando órgãos e vísceras correspondentes.

*EFT - Emotional Freedom Techniques / Terapia da Liberdade Emocional
O Método de Libertação Emocional, EFT – Emotional Freedom Techniques, é uma ferramenta de ajuda terapêutica pertencente à Psicologia Energética, cujo princípio básico é ajudar a encontrar a origem dos problemas emocionais e o gerador de emoções negativas que acarretam em problemas físicos e emocionais...

Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão 
Cristina Dríade  +55 (42) 9931 2021
e-mail: cristinadriade@hotmail.com

Bloqueios Emocionais e Dor no Joelho

.: A Dor nos Joelhos na visão holística de Louise Hay :.


Representam o orgulho e o "eu", pessoas que querem que as coisas aconteçam do seu modo. 


Afirmação Positiva: Sou flexível e estou sempre me atualizando.




Representa dificuldade em aceitar mudança na direção da vida.

Afirmação Positiva: Adapto-me facilmente às mudanças. Minha vida é divinamente guiada e estou sempre indo na melhor direção.

(in CURE SEU CORPO As Causas Mentais dos Males Físicos e o Modo Metafísico

de Combatê-los)

.: A dor no joelho na visão holística de Cristina Cairo :.

Simbolizam suas atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) com o seu futuro (pernas).



Pessoas que não conseguem aceitar opiniões alheias, e agem como crianças para defender seu espaço, mostram que precisam amadurecer mais para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que se lhe opõem. 



Faltar com respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, domésticas ou profissionais, também não é uma maneira correta de comunicar-se. A anulação pessoal só acontece quando a pessoa não conhece outros meios de se expressar e acredita que já tentou de tudo para mudar uma situação desagradável que a aflige. 


Se você se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho porque está fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forçar uma situação por não saber como corrigi-la e vive com o coração repleto de críticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente. Nós somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos ou pensamos constantemente.

As pessoas que não se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opiniões acabam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido.

A análise de nossa conduta mais secreta é, realmente, um trabalho difícil que requer sinceridade e lealdade com relação a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenças, dores, etc., para a saúde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emoções diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudança do nosso interior.
(in Linguagem do Corpo Vol. I - Aprenda a Ouví-lo para uma Vida Saudável)

.: A Dor nos Joelhos na visão holística de Valcapelli Testa :.

Segundo a metafísica da saúde refere-se aos abalos causados pelas situações que se repetem. A pessoa se sente afetada pela reincidência dos episódios existenciais; tão logo se depara com as mesmas ocorrências de outrora, fica indignada com a repetição, como se tivesse que sofrer tudo novamente. Vale lembrar que, quando a história se repete é porque a sua atuação na ocasião não foi a melhor maneira de resolver os conflitos. Outro fator metafísico relacionado a dor no joelho é quando a pessoa precisa voltar atrás nas suas decisões tomadas ou nas colocações proferidas diante dos outros. Novo padrão: não resista interagir com as mesmas ocorrências do passado, se algo volta a acontecer é porque a vida renova as chances para o seu aprendizado; ou mesmo se tiver que voltar atrás, faça sem sofrer. Dica de cromoterapia: aplicar luz azul no joelho. 
(in Metafísica da Saúde vol )

Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão 
Cristina Dríade  +55 (42) 9931 2021
e-mail: cristinadriade@hotmail.com